Um pouco de tudo!!!

Páginas

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Viagem na Aula de Biologia

Aula de Biologia. Silêncio. Apenas alguns pequenos ruídos e o som da explicação do professor na sala ao lado - e como ele fala alto! - sem esquecer o som da troca de canetas, que bate estridente na mesa, na cópia sem fim do texto escrito no quadro-negro.

Eu paro, olho em volta; e enquanto me imagino fora da sala, passeando entre os casarios antigos, indo em direção à gloriosa Basílica do Bom Jesus, como os devotos e romeiros, no mês de Agosto; observo o engraçado movimento de todos os alunos: levantando a cabeça em direção a lousa, abaixando a cabeça em direção ao caderno, como se tivessem ensaiado, como uma dança, onde, por mais incrível que pareça, a música é o silêncio.

O silêncio toma conta de tudo, a escola parecia vazia, o bairro do Rocio parecia completamente vazio. Olhei pela janela, caminhei os olhos pela Rua Vitoriano Ribeiro, continuava vazia e silenciosa, as casas simples, de cores desbotadas, pareciam ser os únicos habitantes daquela cidade antiga e de imenso valor histórico.
O professor termina o texto, que parecia antes, não ter fim. Agora, algumas palavras voam no ar, diferentes diálogos, um emaranhado de sons, entre pessoas que convivo diariamente, mas que ainda não conheço.

Já parou para analisar essas características? ou o que pensam durante esse silêncio da aula? Pensam? Ou apenas copiam o que está sendo proposto no quadro? Acho que nessa aula somos alunos-robôs, com o mesmo movimento alinhado, ao escrevermos palavras que sequer paramos para ler!

Afinal, somos alunos construtivistas?

Vou pensar nisso na próxima aula, agora, guardo os meus materiais e vou passear na beira do rio.


Hanna Oliveira
(crônica feita na aula de português)

Nenhum comentário:

Postar um comentário